morar fora: um tipo diferente de solidão

Morar fora pode ser uma experiência muito enriquecedora, mas com certeza também é muito desafiadora. Quando estamos fora de nossa lingua e cultura é como se perdesssemos umas parte de nossa personalidade. As piadas não funcionam mais tão bem, por vezes não conseguimos ser simpáticos ou formais quando queremos, as pessoas nos interpretam mal. Isso e um milhão de outras pequenas dificuldades podem nos conduzir a uma sensação de isolamento muito grande.

A verdade é que não existe forma simples de lidar com isso, o processo de adaptação leva certo tempo, e implica em nós mesmos sermos capazes de nos deixar mudar, de nos adaptarmos e encontrarmos uma forma diferente de sermos nós mesmos nessa nova realidade.

Ao mesmo tempo que é só isso que nos possibilitará crescer e amadurecer, isso também fará com que estranhemos um pouco nosso próprio país quando voltamos para casa. De repente achamos que as pessoas de nosso país não respeitam nossa privacidade, falam alto de mais etc etc etc, E ai, ao voltar para casa, enfrentamos um novo desafio de adaptação.

A psicoterapia pode ajudar em ambas situações, a ida e a volta, funcionando como um espaço onde todos esses estranhamentos e desconfortos podem ser conversados e elaborados abertamente, onde você tem o suporte de alguém de sua cultura para falar sobre como essas situações novas te afetam, ler como você afeta as outras pessoas e procurar o novo você, que pode participar melhor dessa nova fase da sua vida.