Relacionamento.jpg
 

A gente briga de mais e os momentos bons, apesar de existirem, são cada vez mais raros. não sei que decisão tomar

O amor é lindo, mas não é fácil. Se você abriu essa postagem do blog é porque provavelmente já vivenciou as etapas iniciais de um relacionamento - a descoberta, a paixão - e também as fases mais maduras, que envolvem um maior companheirismo e intimidade, mas também os conflitos do dia a dia, a percepção de incompatibilidades, o acúmulo de algumas decepções.

Isso tudo é normal e faz parte de um relacionamento. “Felizes para sempre” é parte das histórias de fantasia, não da vida real. Na vida real casais brigam, tem desentendimentos, tem que fazer acordos e concessões. Às vezes, depois de muito trabalho conjunto e esforço, encontram um ponto de equilíbrio em que as coisas boas compensam as ruins, e às vezes não. Às vezes, apesar dos sentimentos de imenso carinho, respeito e amor, o melhor a fazer é terminar e deixar esse carinho e amor existirem como amizade.

Mas como tomar essa decisão? Como descobrir quando é a hora de parar de lutar por uma relação e seguir adiante?

Continuar juntos ou terminar? Não existe uma fórmula mágica pra decidir isso, e sempre vai ser uma escolha onde você vai ganhar algo e perder algo. O primeiro passo é colocar de lado argumentos como “Já investi tempo de mais nisso para me separar“ ou “Tenho medo de ficar sozinho“, pois eles falam sobre o passado e sobre o futuro, não sobre o presente.

Em terapia, vamos entender juntos como a relação contribui para a sua qualidade de vida no presente, e qual a possibilidade de ela melhorar. Vamos também discutir como a sua vida mudaria caso o relacionamento acabe, e o que você teria que mudar em você caso ele continue, e então você vai decidir o que vale mais a pena para você. Caso a conclusão seja de que realmente não dá mais, que o melhor é terminar, vamos trabalhar em como fazer isso de uma forma respeitosa, que honre todas as coisas boas que vocês viveram juntos, e em como lidar com o luto do fim desta relação. Caso a decisão seja por continuarem juntos, vamos trabalhar em criar um novo pacto na relação de vocês para que ambos se sintam respeitados e cuidados. Seja como for, o centro vai ser na busca por uma vida que faça sentido para você.